olha, não sei quanto a vcs, mas eu reparo em quanto muita gente adooooora uma fila.
seja pra qualquer coisa, na verdade acho que elas saem procurando filas pra entrar porque em suas cabeças onde tem fila, tem vantagem.
observem: todo mundo usa uma fila pra tentar mostrar seu lado civil e comportado de respeitar a vez de quem chegou primeiro. ok, no banco vale, mas bem que poderiam criar uma apenas para os motoboys que estão cheeeeeeios de coisas a resolver, no poupa-tempo (que não poupa seu tempo coisa alguma), consulado (que todos consideram uma fila importante, intransferível e tudo bem se for interminável pois é por uma causa nobre...melhor dizendo, chic), etc. mas se for ver bem de perto tem neguinho que entra em qualquer fila sem ao menos saber pra que serve mas "se tem fila é porque vale a pena".
agora o que me diz das filas nos restaurantes "sirva-se"(sim, me recuso em usar quando posso o termo em inglês)??? vc tá lá, resolvendo ainda no buffet de saladas se quer a abobrinha ou o brócolis e tem uma turma inteira atrás de vc, numa fila supereducada, esperando que vc se decida se quer ou não manter a dieta ou ir direto nas massas e carnes...baita pressão e superdesnecessária. meu deus, toda vez eu tenho de me virar pra trás e não menos educadamente dizer "pode passar, eu posso demorar a decidir aqui". quem foi que disse que é pra fazer fila? cada um pode passar na frente sem se preocupar com a alface com batatas e ir direto na parmegiana, não? claro que sim.
só sei que esse povo confunde tudo e acha que pegar uma fila quer dizer ser educado.
ônibus por exemplo é engraçado: nos terminais as pessoas formam filas, o que acho muito certo, principalmente nos horários de pico. mas nos pontos pelas ruas é um vuco-vuco desgraçado. entra primeiro quem tem a melhor cotovelada, quem é idoso ou grávida ou quem se faz de louco e sai dando bordoada por aí. faz sentido? o que mudou entre o terminal e a rua?
tem aquela outra fila ridícula das baladas. bares e boates seguram as pessoas do lado de fora por puro marketing...de graça. e neguinho fica lá porque é "cool" estar na fila daquela balada que é suuuuperconcorrida de entrar...afe. ou então naquela sessão de cinema underground que vc deve chegar 2 horas antes pra pegar seu ingresso grátis e pagar de alternativo pra quem passar por ali. é pra isso que serve sim, sim. o filme pode ser horrível mas vc enfrentou tudo aquilo e faça o favor de sair falando bem dele: "é diferente de tudo o que já vi", resposta certa para não dizer se gostou ou se achou perda de tempo os 45 minutos que passou ali...muito mais do que o tempo do curta que viu.
em restaurantes a mesma coisa, por que ficar na fila pra conseguir uma mesa? gosta de pagar esse pau? na inauguração da primeira loja Starbucks a fila virada esquina (em pleno morumbi) sendo que o café que vc quiser tem na padoca da esquina da sua casa...e com quitutes, queijo-quente, pão na chapa, etc. ah, meu, volta lá daqui duas semanas que tá valendo...que agonia! a não ser que esteja muito afim de se viciar no descafeinado dos americanos. ai, eu passo.
só sei que em época de reduzir e economizar, vamos reduzir as filas e de tudo quanto é tipo, ver as reais necessidades delas existirem e (educadamente sempre) procurar debater e abrir os olhos alheios pra certas bobagens...podemos usar essa "consciencia civil" em situações mais relevantes, não?
e até o próximo reparo.
beijos
sábado, 8 de agosto de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)